
O projeto "Nova Abordagem para Novas Conquistas" foi implementado na Escola Nilza Tartuce, com o objetivo de aprimorar o trabalho educacional já realizado, criando um ambiente inclusivo e estimulante para crianças com deficiência intelectual e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA). As conquistas foram tão importantes que ele teve continuidade com o projeto DESENVOLVIMENTO INFANTIL que foi cuidadosamente planejado à luz da abordagem Reggio Emilia que entende a criança como protagonista de seu próprio aprendizado. Como também enfatiza a importância de um ambiente rico em possibilidades, em que o espaço e os materiais são vistos como "terceiro educador".


A execução desse projeto foi assessorada por um pedagogo supervisor especialista na abordagem, que supervisionou todas as etapas e processos exigidos no plano de trabalho. Esse acompanhamento especializado garantiu que as práticas educacionais e os métodos utilizados estivessem alinhados aos princípios da proposta assegurando um ambiente que estimulasse a curiosidade, a expressão individual e a aprendizagem ativa. Como também, o uso de materiais naturais para promover experiências sensoriais e criativas, bem como a criação de espaços interativos que são reflexos dessa supervisão cuidadosa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROJETO
-
Assegurar equipe multiprofissional especializada: A formação foi composta por fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicóloga, terapeuta ocupacional e assistente social que permitiu que cada criança recebesse o acompanhamento adequado para o desenvolvimento dela, dentro das necessidades individuais de cada uma.A formação foi composta por fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicóloga, terapeuta ocupacional e assistente social que permitiu que cada criança recebesse o acompanhamento adequado para o desenvolvimento dela, dentro das necessidades individuais de cada uma.



-
Proporcionar ambiente físico como Terceiro Educador e experiências que levem à aprendizagem e relações interpessoais: Para garantir um ambiente estimulante, o projeto teve como objetivo adquirir elementos essenciais para a construção de um espaço que funcionasse como um "terceiro educador". Dessa forma, materiais naturais e objetos criativos foram introduzidos ao espaço para incentivar a exploração sensorial e a aprendizagem. Os profissionais envolvidos nessa fase foram: professor pedagogo, pedagogo supervisor e assistente administrativo, que trabalharam juntos na estruturação do espaço.



A IMPLEMENTAÇÃO
O projeto objetiva atender até 60 crianças, de ambos os sexos, com idades entre 0 e 5 anos, com deficiência intelectual e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA). Cada uma recebe atendimento pedagógico e terapêutico personalizado.


OBJETIVO DO PROJETO
Promover as potencialidades da criança na Educação Infantil, através da Abordagem Reggio Emilia e do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) motivando a autonomia, confiança e a aprendizagem.


VALOR DO PROJETO
R$: 1.605.878,04 - 2 anos
60 Crianças com deficiência intelectual e/ou TEA por ano.
5.376 Atendimentos terapêuticos por ano



