A ESCOLA
A Escola Nilza Tartuce, mantida pelo Centro de Orientação e Controle de Excepcionais de Curitiba - COCEC, com mais de meio século de história em Curitiba e no Paraná, é uma instituição não governamental, civil, privada, filantrópica, com certificação de Utilidade Pública Municipal e Estadual, inscrita no Conselho Nacional de Serviço Social e chancelada pela UNESCO. Especializada em Educação Infantil e Ensino Fundamental na Modalidade de Educação Especial. Fundada em 27 de junho de 1964, por iniciativa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e um grupo de pais, com o apoio da psicóloga Nilza Tartuce. Tem como missão articular assistência social, educação e saúde e objetiva fortalecer o protagonismo dos usuários na defesa de seus direitos de cidadão, acessar e promover os já estabelecidos às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e riscos pessoais e sociais. O COCEC garante a sustentabilidade de suas ações e atendimentos a aproximadamente 300 crianças, adolescentes e suas famílias por meio de parcerias com empresas do setor público, privado e outras OSCs. Oferece atendimento em sedes próprias, situadas no:
Centro: Escola Nilza Tartuce – Estimulação, Educação Infantil e Ensino Fundamental de 0 a 11 anos de idade na Modalidade Educação Especial, Rua da Glória, n° 158, bairro Centro Cívico / Curitiba.
Passaúna: Escola Nilza Tartuce - Passaúna - Ensino Fundamental de 12 a 15 anos e 11 meses na Modalidade Educação Especial, para alunos encaminhados da unidade centro.
Rua Angelo Marqueto, n° 2150, bairro Campo Comprido / Curitiba.
QUEM SOMOS
O COCEC - Escola Nilza Tartuce ultrapassou novas fronteiras, também internacionais, a partir do ano de 2016 em que houve a assinatura do termo de adesão ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que são um apelo global à ação para erradicar a pobreza, defender o meio ambiente, o clima e garantir que os povos no mundo, possam desfrutar de paz e de abundância. Como também, está alinhada aos objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que se possa atingir a Agenda 2030 no Brasil. A instituição possui uma equipe multidisciplinar composta por professores especializados, pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, odontopediatra, médicos - neurologista, psiquiatra, pediatra , pessoal administrativo e de serviços gerais. As atividades desenvolvidas com os alunos são focadas no trabalho pedagógico, atendimentos médicos e terapêuticos.
FAMÍLIA E ESCOLA
A família e a escola são uma equipe que caminham juntas pelos mesmos objetivos: impulsionar o aluno a um futuro promissor, com autonomia e atuação na sociedade.
É um direito do estudante e obrigação de toda a sociedade garantir o estímulo das habilidades e competências na vida escolar dele, assim como a participação da família que desempenha um papel fundamental, pois tem a capacidade de visualizar o potencial de seus filhos.
O COCEC - Escola Nilza Tartuce organiza, durante o calendário letivo, momentos relevantes de participação da família e comunidade. Ainda assim, ressalta a importância de uma relação estreita com os pais ou responsáveis durante esse período, visando um melhor acompanhamento e identificação das necessidades de cada aluno. Dessa forma, são organizados diferentes eventos com o objetivo de formar, informar e oferecer momentos de lazer aos alunos e suas famílias. Dentre eles:
PAF - Programa de Acolhimento Familiar
SEDIF - Seminário de Desenvolvimento e Integração Familiar
FEL - Família, Esporte e Lazer
Seminário PcD
Projeto Potencializando Geração de Renda
Por meio dessas atividades e a conscientização da importância da atuação da família na vida escolar do educando, busca-se fortalecer os vínculos construídos e proporcionar aos alunos um ambiente seguro e favorável ao desenvolvimento.
INSTITUCIONAL
Os alunos recebem atendimento especializado de equipe multiprofissional e interdisciplinar. Conheça um pouco mais sobre os setores da instituição, voltados ao desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual:
- ESTIMULAÇÃO PRECOCE
O COCEC – Escola Nilza Tartuce é referência no atendimento especializado a crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, encaminhadas exclusivamente pelas unidades de saúde de Curitiba.
Nossa equipe multiprofissional da área da saúde conta com fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e musicoterapeutas, profissionais que atuam de forma integrada com o setor pedagógico, garantindo uma abordagem interdisciplinar.
A Estimulação Precoce tem como objetivo potencializar o desenvolvimento global da criança em um período fundamental para as aquisições motoras, cognitivas, sociais e de linguagem.
Além dos atendimentos, com práticas individualizadas e colaborativas, nossa equipe também apoia e orienta as famílias, oferecendo informações e estratégias que as capacitam a participar ativamente do processo de desenvolvimento dos filhos.
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- SAÚDE
No contexto da educação especial, preferencialmente voltada ao atendimento de crianças com deficiência intelectual e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), os atendimentos terapêuticos especializados exercem um papel fundamental no desenvolvimento global e na promoção da autonomia desses estudantes.
A atuação integrada de profissionais como fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, neuropediatra, psicólogo, musicoterapeuta, nutricionista e odontopediatra, permite um olhar amplo e individualizado sobre as necessidades de cada criança, respeitando as singularidades e potencializando as capacidades de cada uma delas.
• Fonoaudiologia: atua diretamente no desenvolvimento da comunicação oral e alternativa, linguagem, fala, voz e funções orofaciais (como mastigação e deglutição), promovendo melhorias na interação social, aprendizagem e qualidade de vida. É especialmente importante para crianças com dificuldades de linguagem, atraso no desenvolvimento da fala ou comportamentos comunicativos atípicos, comuns no TEA.
• Fisioterapia: contribui para o desenvolvimento motor, equilíbrio, coordenação e postura, favorecendo a mobilidade e a independência funcional.
• Terapia Ocupacional: trabalha as habilidades de vida diária, a coordenação motora fina, a integração sensorial e a promoção da autonomia nas rotinas escolares e familiares.
• Neuropediatria: realiza o acompanhamento clínico e neurológico, essencial para diagnósticos precisos, monitoramento de comorbidades e definição de estratégias terapêuticas adequadas.
• Psicologia: oferece suporte emocional e comportamental, promovendo a autorregulação, o desenvolvimento socioafetivo e o fortalecimento das relações interpessoais.
• Musicoterapia: utiliza a música como ferramenta terapêutica para estimular a comunicação, expressão, interação social e o desenvolvimento cognitivo e emocional.
• Nutrição: garante a avaliação e orientação alimentar, respeitando as necessidades específicas de cada criança, incluindo seletividade alimentar comum em casos de TEA.
• Odontopediatria: assegura o cuidado da saúde bucal, com abordagem sensível às particularidades sensoriais e comportamentais das crianças com deficiência.
A presença desses atendimentos dentro do ambiente escolar amplia o acesso, favorece o vínculo entre profissionais e alunos e fortalece a articulação entre saúde e educação, princípios fundamentais de um atendimento verdadeiramente interdisciplinar e centrado na criança.
Mais do que tratamentos, essas terapias representam ferramentas de inclusão, desenvolvimento e qualidade de vida, tanto no ambiente escolar quanto na vida em sociedade. Oferecer esse suporte não é apenas um diferencial: é um compromisso ético com o direito à educação plena e ao cuidado integral.
- EDUCAÇÃO INFANTIL
O trabalho realizado na Educação Infantil é centrado na criança e suas relações com o meio e o outro. Através de atividades lúdicas, sensoriais e motoras estimula-se a construção do pensamento simbólico e a percepção de si mesmo, visando a autonomia e o empoderamento dela. Nessa etapa, a criança é parte de uma proposta voltada para seu desenvolvimento biopsicossocial, base fundamental para a aquisição da aprendizagem acadêmica.
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- ENSINO FUNDAMENTAL- CENTRO
O trabalho realizado no Ensino Fundamental é centrado na alfabetização, com ênfase na leitura, escrita, desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático aplicados ao seu uso no cotidiano. São estimuladas também, habilidades cognitivas, psicomotoras e socioafetivas visando a autonomia e o desenvolvimento do pensamento crítico para a construção da cidadania. Além disso, os alunos têm acesso ao conteúdo formal indicados pelo Referencial Curricular do Paraná, por meio de atividades lúdicas e/ou sistematizadas,
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- ENSINO FUNDAMENTAL - PASSAÚNA
Com atividades oferecidas aos estudantes em período integral, o trabalho desenvolvido na instituição se destaca pelo uso de metodologias diferenciadas, de tecnologias na educação e a presença marcante da arte. Situada em ampla área verde, com salas de aula ao ar livre, um relevante trabalho de consciência ambiental é evidenciado. Em sintonia com a família, a convivência é estimulada e o respeito às diferenças tem fundamental destaque, uma vez que se fomenta o potencial de cada um para expressão da cidadania.
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