top of page

A ESCOLA

A Escola Nilza Tartuce, mantida pelo Centro de Orientação e Controle de Excepcionais de Curitiba - COCEC, com mais de meio século de história em Curitiba e no Paraná, é uma instituição não governamental, civil, privada, filantrópica, com certificação de Utilidade Pública Municipal e Estadual, inscrita no Conselho Nacional de Serviço Social e chancelada pela UNESCO. Especializada em Educação Infantil e Ensino Fundamental na Modalidade de Educação Especial. Fundada em 27 de junho de 1964, por iniciativa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e um grupo de pais, com o apoio da psicóloga Nilza Tartuce. Tem como missão articular assistência social, educação e saúde e objetiva fortalecer o protagonismo dos usuários na defesa de seus direitos de cidadão, acessar e promover os já estabelecidos às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e riscos pessoais e sociais. O COCEC garante a sustentabilidade de suas ações e atendimentos a aproximadamente 300 crianças, adolescentes e suas famílias por meio de parcerias com empresas do setor público, privado e outras OSCs. Oferece atendimento em sedes próprias, situadas no:

Centro: Escola Nilza Tartuce – Estimulação, Educação Infantil e Ensino Fundamental de 0 a 11 anos de idade na Modalidade Educação Especial, Rua da Glória, n° 158, bairro Centro Cívico / Curitiba.

Passaúna: Escola Nilza Tartuce - Passaúna - Ensino Fundamental de 12 a 15 anos e 11 meses na Modalidade Educação Especial, para alunos encaminhados da unidade centro.

Rua Angelo Marqueto, n° 2150, bairro Campo Comprido / Curitiba.

Quem somos

QUEM SOMOS

O COCEC - Escola Nilza Tartuce  ultrapassou novas fronteiras, também internacionais, a partir do ano de 2016 em que houve a assinatura do termo de adesão ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que são um apelo global à ação para erradicar a pobreza, defender o meio ambiente, o clima e garantir que os povos no mundo, possam desfrutar de paz e de abundância. Como também, está alinhada aos objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que se possa atingir a Agenda 2030 no Brasil. A instituição possui uma equipe multidisciplinar composta por professores especializados, pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, odontopediatra, médicos - neurologista, psiquiatra, pediatra , pessoal administrativo e de serviços gerais. As atividades desenvolvidas com os alunos são focadas no trabalho pedagógico, atendimentos médicos e terapêuticos.

LOGO ODS SIMBOLOS SEM FUNDO.png
LOGO UNESCO SEM FUNDO.png
LOGO COCEC SEM FUNDO.png
Família e Escola

FAMÍLIA E ESCOLA

A família e a escola são uma equipe que caminham juntas pelos mesmos objetivos: impulsionar o aluno a um futuro promissor, com autonomia e atuação na sociedade.

É um direito do estudante e obrigação de toda a sociedade garantir o estímulo das habilidades e competências na vida escolar dele, assim como a participação da família que desempenha um papel fundamental, pois tem a capacidade de visualizar o potencial de seus filhos.

O COCEC - Escola Nilza Tartuce organiza, durante o calendário letivo, momentos relevantes de participação da família e comunidade. Ainda assim, ressalta a importância de uma relação estreita com os pais ou responsáveis durante esse período, visando um melhor acompanhamento e identificação das necessidades de cada aluno. Dessa forma, são organizados diferentes eventos com o objetivo de formar, informar e oferecer momentos de lazer aos alunos e suas famílias. Dentre eles:

PAF -  Programa de Acolhimento Familiar

SEDIF - Seminário de Desenvolvimento e Integração Familiar

FEL - Família, Esporte e Lazer

Seminário PcD

Projeto Potencializando Geração de Renda

Por meio dessas atividades e a conscientização da importância da atuação da família na vida escolar do educando, busca-se fortalecer os vínculos construídos e proporcionar aos alunos um ambiente seguro e favorável ao desenvolvimento.

Institucional

INSTITUCIONAL

Os alunos recebem atendimento especializado de equipe multiprofissional e interdisciplinar. Conheça um pouco mais sobre os setores da instituição, voltados ao desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual:

 - ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL

O COCEC - Escola Nilza Tartuce, enquanto instituição especializada no atendimento à pessoa com deficiência, conta com uma equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por professores, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais. A Estimulação Essencial é parte integrante desse processo, pois media o desenvolvimento de bebês de zero a três anos, importante período do desenvolvimento para aquisições motoras, cognitivas e de linguagem. O atendimento, inicialmente individual e depois em grupo, tem foco pedagógico e terapêutico sendo também suporte paras as famílias.

- EDUCAÇÃO INFANTIL

O trabalho realizado na Educação Infantil é centrado na criança e suas relações com o meio e o outro. Através de atividades lúdicas, sensoriais e motoras estimula-se a construção do pensamento simbólico e a percepção de si mesmo, visando a autonomia e o empoderamento dela. Nessa etapa, a criança é parte de uma proposta voltada para seu desenvolvimento biopsicossocial, base fundamental para a aquisição da aprendizagem acadêmica.

- ENSINO FUNDAMENTAL-  CENTRO

O trabalho realizado no Ensino Fundamental é centrado na alfabetização, com ênfase na leitura, escrita, desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático aplicados ao seu uso no cotidiano. São estimuladas também, habilidades cognitivas, psicomotoras e socioafetivas visando a autonomia e o desenvolvimento do pensamento crítico para a construção da cidadania. Além disso, os alunos têm acesso ao conteúdo formal indicados pelo Referencial Curricular do Paraná, por meio de atividades lúdicas e/ou sistematizadas, 

- ENSINO FUNDAMENTAL - PASSAÚNA

Com atividades oferecidas aos estudantes em período integral, o trabalho desenvolvido na instituição se destaca pelo uso de metodologias diferenciadas, de tecnologias na educação e a presença marcante da arte. Situada em ampla área verde, com salas de aula ao ar livre, um relevante trabalho de consciência ambiental é evidenciado. Em sintonia com a família, a convivência é estimulada e o respeito às diferenças tem fundamental destaque, uma vez que se fomenta o potencial de cada um para expressão da cidadania.

Triagem e Ingresso

                                                                         TRIAGEM E INGRESSO


Para ingresso no COCEC - Escola Nilza Tartuce é necessário apresentar o laudo médico e
preferencialmente avaliação com indicação para Escola de Modalidade Especial. Na Instituição são atendidas crianças e adolescentes com idade entre zero a 15 anos e 11 meses e com diagnóstico de deficiência intelectual e/ ou TEA. 
Você deseja matricular seu filho na Escola?


1- Seu filho tem deficiência? 

R: É necessário providenciar um laudo médico.

2- Entre em contato com o Setor Pedagógico pelo telefone 3252- 7354, WhatsApp (41)99238-7467 ou através do e-mail: eent.pedagogia@gmail.com


3- Você poderá conversar com a pedagoga, esclarecer dúvidas e marcar uma reunião para uma triagem quando houver disponibilidades de vaga. 


4- No dia da conversa traga os documentos relacionados à situação escolar de seu filho.


 

bottom of page