Seria um dos maiores passos para a autonomia, o cuidado que o indivíduo exerce sobre si?
Por que não ensiná-los a se cuidarem, se reconhecerem e terem noção de que seu bem-estar está atrelado a sua independência!?
Quando pensamos sobre isso, dificilmente lembramos da Pessoa com Deficiência Intelectual, pois o inconsciente logo a associa a uma dependência eterna da família ou do adulto responsável.
Esse é de longe um pensamento ultrapassado, e nós como ESCOLA, estamos aqui para ensinar, incentivar e trazer de forma lúdica a potencialidade dessas crianças para o seu dia a dia.
Foi acreditando nesse potencial individual, que as Professoras Lia da Silva e Jessica Callejas desenvolveram a atividade "DIA DE BELEZA".
Durante sua execução as professoras contaram com o apoio dos pais na doação de utensílios de beleza e higiene, das professoras voluntárias e atendentes de sala, no auxílio das crianças, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta no manuseio dos objetos e incentivo à prática de forma autônoma.
Abaixo, a Terapeuta Ocupacional Nayara, mostra na prática para a aluna como pentear seus cabelos e a incentiva, até que ela se sinta segura e confiante para executar sozinha. Assim, é possível ensinar com amor, respeitando o ritmo e as limitações pessoais de cada um sendo a forma mais eficaz de se obter um resultado positivo.
A atividade que leva o nome de "DIA DE BELEZA", engloba todos os alunos. Mostrando que o autocuidado é sim o caminho para a autonomia e que deve ser trabalhado de forma igual com todos!
Conhecendo os profissionais por trás da atividade
Professora Heliacir Aparecida da Silva (Lia), exerce o magistério na modalidade de Educação Especial há 21 anos, oito dedicados à Escola Nilza Tartuce. Lia é especialista em Autismo (TEA) e tem contribuído desde de seu ingresso na Instituição, na busca de atividades estruturadas que alcancem os alunos e proporcionem a eles o melhor da Educação Especial.
Jéssica Damaceno Carneiro Callejas atua na Escola há quatro anos, especialista em Educação Especial e Neuroaprendizagem. Atende Atualmente uma das turmas do último ciclo, em que os alunos recebem iniciação à alfabetização e autonomia total para as atividades. Preparando-os para o ingresso no período integral, realizado na Unidade Passaúna.
As professoras trouxeram uma proposta tão interessante e necessária, que passou a ser executada também com outras turmas. Lembrando de que o autocuidado gera autonomia e bem-estar aos alunos e essa é a missão da Escola: "mostrar a potencialidade da Pessoa com Deficiência para sociedade."
Por: Aline Schmidt Ferracini- Marketing e Comunicação
Comentarios