top of page

A Releitura dentro da Educação Especial

Atualizado: 20 de set. de 2022

"Observar as obras, entender do que se trata, identificar as cores e formas presentes são alguns dos desafios de uma releitura. A intenção não é que façamos uma cópia idêntica de uma obra e sim um exercício de interpretação pessoal.

Durante as aulas de artes, buscamos exercitar vários aspectos. Entre eles, a capacidade de compreender situações e comunicar-se através delas. Por isso, um dos exercícios que realizamos é a releitura." Larissa Sehn- Professora de Artes Visuais, Especializada em Educação Especial.

A releitura nos proporciona a possibilidade de buscar enxergar e entender o mundo partindo do ponto de vista de vários autores. Através das obras, as crianças são estimuladas a realizarem uma leitura do que estão vendo , assim como, representar o instrumento com suas características. Muito mais do que técnicas desenho, a releitura proporciona o aprimoramento da percepção espacial, visual e sensorial. Além de compreendermos que o mundo pode ser visto de formas diferentes e que existe espaço para que todas as expressões sejam representadas. Compreender a diferença, olhar com os olhos do outro, sensibilizar-se e comunicar-se através das habilidades manuais são algumas das possibilidades dentro do grande leque do mundo artístico.




Alunos do Ensino Fundamental utilizando tinta feita com colorau, cola e água.

Cópia da obra "Noite Estrelada" do artista Van Gogh usada para prática de releitura durante aula ministrada pela Professora de Artes Larissa Sehn.

Releitura finalizada. Feita em sala com as turmas do Ensino Fundamental da Escola Nilza Tartuce.

Conhecendo o profissional por trás da atividade


Acima temos o relato da Professora Larissa Sehn, que trilha sua história em nossa Instituição desde Março de 2021.

Larissa é formada em Artes Visuais, especializada em Educação Especial e também atriz.

Dentro de suas aulas a professora inspira aos alunos que coloquem em prática suas expressões, criatividade e "a capacidade de compreender situações e comunicar-se através delas".

"tenho aprendido com as crianças todos os dias a desbloquear as amarras e pensar novas possibilidades criativas."

A Escola Especial Nilza Tartuce, junto com o corpo docente, acredita e incentiva a potencialidade artística da Pessoa com Deficiência Intelectual.

Nos acompanhe nas Redes Sociais para ficar por dentro em tempo real de tudo que acontece!



Por: Aline Schmidt Ferracini- Marketing e Comunicação.


40 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page